30-01-2017-IMG_0650_-_Copia.jpg

CONFIRA AS INFORMAÇÕES DO EVENTO ... ...Muitas das atividades e dos eventos promovidos pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná (FETRACONSPAR)






Relação de Inscritos
Programação 
Folder 
Informações Complementares 
Informações aos novos participantes 
Cardápio 
Ficha de avaliação





30-01-2017-IMG_0650_-_Copia.jpg



Muitas das atividades e dos eventos promovidos pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná (FETRACONSPAR) já se tornaram tradições. Não é exagero dizer, no entanto, que o Seminário de Dirigentes Sindicais da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná adquiriu singular importância ao longo dos anos, estabelecendo-se como ocasião especial para a imersão dos diretores dos sindicatos nas questões que serão trabalhadas ao longo do ano, as conjunturas que serão enfrentadas durante as negociações e o preparo para todas as eventualidades que podem se apresentar nos meses seguintes.


Em 2017, o seminário chega à sua vigésima sexta edição, que tem o início de seus trabalhos às 7h30 com o registro fotográfico dos participantes e, às 8h, com os informes iniciais, com sua abertura oficial.


As atividades para a realização do encontro de dirigentes sindicais, no entanto, começaram há muitas semanas, com reuniões de planejamento da Comissão Organizadora e muito trabalho logístico para a elaboração dos materiais a serem utilizados durante o evento. No domingo (29), os kits e as pastas que serão usados pelos participantes foram distribuídos e já puderam ser lidos e aproveitados para antecipar as importantes atividades que se iniciaram nesta manhã.



30/01 - Segunda-feira

O primeiro dia do Seminário iniciou os trabalhos às 7h30 com o registro fotográfico dos participantes e a filmagem do grito de guerra que é marca de todas as atividades da FETRACONSPAR. Às 8h05, o Presidente em Exercício Reinaldim Barboza Pereira realizou a chamada dos inscritos e iniciou os informes gerais aos presentes. Ao todo, houve 90 inscrições, distribuídas entre a Federação (3), os sindicatos filiados (86) e um convidado Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Mafra.


O Secretário de Formação Sindical, Altamir Laureano da Silva, deu as boas-vindas aos presentes e convocou a mesa de abertura para suas falas iniciais, após a execução do Hino Nacional Brasileiro. Compuseram a mesa o Presidente, Reinaldim Barboza Pereira, o Secretário de Finanças, Denilson Pestana da Costa, o presidente da CONTRICOM, Francisco Chagas Costa, o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santa Catarina, Altamiro Perdoná, o Presidente Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do Norte e Nordeste, Edivan Mariano da Cruz, e o Secretário Geral da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Piauí, Evilásio de Deus Lopes.


30-01-2017-IMG_0670_-_Copia.jpg
Em primeiro plano, o Presidente Reinaldim Barboza; ao fundo, os membros da comissão organizadora 
Altamir Laureano, Sebastião Lima e Climar dos Santos (esq. para dir.).



30-10-2017-IMG_0691_-_Copia.jpg
O Secretário de Finanças, Denilson Pestana.



31-01-2017-IMG_1193_-_Copia.jpg
O Secretário Geral, César de Oliveira.



Em suas falas, os líderes sindicais pontuaram as várias iniciativas da FETRACONSPAR ao longo de décadas de lutas e a relevância que tiveram para o fortalecimento do movimento sindical brasileiro, servindo de exemplo para outras entidades e auxiliando no surgimento de na formação de novos focos de sindicalismo por todo o país. O Presidente Reinaldim, em fala emocionante e convocadora, relembrou a trajetória de anos que os participantes vivenciaram juntos e ressaltou o acolhimento natural que se manifesta nesse meio a todos os novos defensores dos trabalhadores que surgem e se amadurecem.


Após um intervalo de meia hora, teve início às 10h30 a primeira palestra do encontro, ministrada pela Dra. Susana Raurich, administradora, coach, psicóloga e professora especialista em análise transacional, com o tema “A Conquista da ‘Okeidade’! Empoderamento e Liderança!”.


30-01-2017-IMG_0765_-_Copia.jpg
Dra. Susana Raurich, coach executiva e psicóloga.



Com desenvoltura e eloquência a palestrante, de longa experiência no treinamento e formação de executivos, expôs ao longo de uma hora e trinta minutos a importância do autocontrole, do autoconhecimento e da autoconsciência para no estabelecimento de nossas identidades e de nossa personalidade, determinando nossos comportamentos na família, no trabalho e no universo profissional. Em um contexto de intensa incerteza política, com perspectivas de profundas mudanças, força de caráter e convicção são essenciais a todos os dirigentes sindicais e companheiros nas lutas pelos direitos dos trabalhadores, sendo essencial a integridade e segurança.


30-01-207-IMG_0794_-_Copia.jpg
Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do DIEESE.



Depois do almoço oferecido aos participantes das 12h às 13h30, os trabalhos foram retomados com a palestra ”Ação Sindical para enfrentar os desafios da conjuntura econômica”, ministrada pelo diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Clemente Ganz Lúcio. Com anos de engajamento no movimento sindical, o palestrante desenvolveu uma retrospectiva dos últimos fatos mais impactantes em relação à legislação trabalhista e ao mercado de trabalho no cenário político dos últimos meses. Uma série de mudanças têm sido propostas pelo governo, em muitos casos entrando em conflito direto com direitos adquiridos e práticas consolidadas e amparadas pela CLT. Nesse cenário, as expectativas se tornam cada vez mais pessimistas e a urgência da mobilização das centrais e das entidades sindicais fica mais evidente a cada notícia divulgada pelos jornais.


Uma breve pausa de dez minutos foi realizada às 15h e, ao retornarem, os participantes puderam se inscrever para explanar comentários e dúvidas ao palestrante, que respondeu a todos os questionamentos com fundamentação técnica e projeções baseadas nas últimas conclusões a que o DIEESE chegou após a realização de estudos e pesquisas. Foram abordadas questões como a reforma da Previdência Social, a Reforma Trabalhista, isenção de impostos para empresas e outros assuntos delicados de vital importância para os rumos do trabalho no Brasil.


01-02-2017-IMG_0930_-_Copia.jpgO técnico do DIEESE e economista Fabiano Camargo da Silva.



Com o encerramento da intensa palestra ministrada pelo convidado, os participantes puderam espairecer por quinze minutos em uma pausa para café e retornaram às 16h30 para a palestra do economista e técnico do DIEESE Fabiano Camargo da Silva. Dando prosseguimento à sorte de assuntos já trabalhados na atividade anterior, o palestrante deslocou e concentrou as consequências e os possíveis desdobramentos para os trabalhadores do Paraná em fala com a temática “Conjuntura econômica paranaense, análise setorial e perspectivas de negociações para 2017”.




31/01 - Terça-feira


O segundo dia de atividades do Seminário teve início às 8h da manhã com a chamada dos participantes e a apresentação dos dirigentes que participam pela primeira vez do encontro. Às 8h30, o Presidente Reinaldim Barboza convocou à mesa o Secretário Geral César de Oliveira, o Presidente da Confederação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (CONTRICOM), Francisco “Mazinho” Chagas Costa, o Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santa Catarina (FETICOM-SC), Altamiro Perdoná, e o Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Piauí (FTICM do Piauí), Raimundo Nonato Ibiapina, para o “Balanço das Negociações Coletivas de 2016 nos Estados do Piauí, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul”.


A troca de informações sobre vivências, práticas e contextos é bastante positiva para o movimento sindical, pois o aprendizado proporcionado por essa interação aumenta o conhecimento e incrementa os recursos para as negociações e as iniciativas das entidades. Por meio da exposição dos Presidentes Perdoná, Ibiapina e Mazinho, os participantes puderam ter acesso a diferentes cenários e conjunturas do mercado de trabalho e do movimento sindical, comparados e aprofundados pelo Presidente e pelo Secretário Geral da FETRACONSPAR, sendo abordados, entre outros, os assuntos dos pisos regionais, das relações com os órgãos oficiais do governo e da força e da representatividade das entidades sindicais.


31-01-2017-IMG_1157_-_Copia.jpgEm pé, o Presidente do FETICOM-SC, Altamiro Perdoná. Sentados, da esquerda para a direita, 
César de Oliveira, Mazinho, Reinaldim Barboza e Raimundo Ibiapina.


31-01-2017-IMG_1167_-_Copia.jpgÀ direita, Raimundo Ibiapina, Presidente da FTICM-PI. À esquerda, Altamiro Perdoná, Presidente da FETICOM-SC. 



Após uma pausa para café às 10h, todos retornaram ao auditório às 10h15 para a palestra “Conjuntura e Rotatividade na Construção Civil e no Mobiliário”, ministrada pelo Presidente Mazinho, da CONTRICOM, que touxe novamente à mesa os participantes da atividade anterior. Com o intuito de aprofundar o conhecimento dos diretores presentes sobre números atualizados do mercado de trabalho da construção.



31-01-2017-IMG_1218_-_Copia.jpgO Presidente da Confederação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção 
e do Mobiliário, Francisco Chagas Costa, o Mazinho.



31-01-2017-IMG_1278_-_Copia.jpg
O Secretário Adjunto de Saúde, Segurança e Previdência Social, Marcos Antônio Beraldo (colete branco) 
em apresentação sobre a importância do uso de capacetes.



A pausa para o almoço aconteceu às 12h e, às 13h30, os participantes retornaram ao auditório para assistir à apresentação elaborada pelo Secretário de Saúde, Segurança e Previdência Social, Jorge Moraes, e pelo Secretário Adjunto de Saúde, Segurança e Previdência Social, Marcos Antonio Beraldo, sobre a importância do uso de um EPI de vital importância aos trabalhadores das indústrias da construção e do mobiliário, o capacete. 


31-01-2017-IMG_1304_-_Copia.jpg
advogado trabalhista Dr. Iraci da Silva Borges.



Em seguida a programação continuou com a palestra “Perspectivas das Negociações Salariais Frente à Crise Econômica”, para debater principalmente as condições políticas e econômicas em que se realizarão as negociações coletivas no ano e a Súmula 277. Apresentado pelo Dr. Iraci da Silva Borges, advogado trabalhista e assessor de Federações e Sindicatos de trabalhadores.


A partir das 15h20, começaram as atividades da Campanha Salarial Unificada. Com um cenário de inflação em alta, incertezas ecômicas, aumento do número de desempregados no Brasil e perspectivas de mudanças nas leis que regem as condições de trabalho e de previdência social, é de suma importância que tal questão seja discutida desde os primeiros dias do ano. 


O encerramento dos trabalhos aconteceu às 18h, para descanso e jantar dos participantes. Às 21h, acontece a exibição do filme "Brincando nos Campos do Senhor".



01/02 - Quarta-feira



Na quarta-feira, os trabalhos do Seminário tiveram seu início às 8h, com a retomada da Campanha Salarial Unificada, que contou com a participação de vários dos dirigentes presentes nesse terceiro dia do Seminário até as 10h15. Em seguida, às 10h30, o prefeito do município de Maracajá (SC) e advogado especialista em aposentadoria especial, Dr. Arlindo Rocha, junto ao advogadoDr. Maurício Rocha, ofereceu aos participantes uma apresentação clara e objetiva sobre as minúcias das propostas de alterações nas regras da previdência e das pensões na palestra “Previdência Social, Reforma da Previdência e Desaposentação”.


Com dados pouco divulgados pela mídia, a palestra trouxe aos participantes uma oportunidade única para atualizar informações, repensar posicionamentos e fortalecer argumentos sobre as propostas de alterações no sistema previdenciário como a instituição de idade mínima para a aposentadoria, unificação de tratamento para categorias econômicas distintas, aumento do tempo de contribuição e outras alterações. Hoje em dia, com fontes desencontradas e a ausência de filtros para que se possa avaliar a confiabilidade das informações, é essencial que sejam promovidas situações de reflexão como a que foi proporcionada. Um exemplo que merece atenção, por exemplo, é o fato de que, se antes aposentadoria por idade e por tempo de contribuição eram independentes, agora serão combinadas, impactando diretamente o período de atividade profissional dos trabalhadores, dentre muitos outros aspectos evidentes, mas ignorados.


01-02-2017-IMG_1571_-_Copia.jpgO prefeito do município de Maracajá (SC) e advogado especialista em aposentadoria especial, Dr. Arlindo Rocha.

01-02-2017-IMG_1605_-_Copia.jpgO advogado Dr. Maurício Rocha.



De tarde, após pausa para o almoço, compareceram ao evento mais dois advogados de notório conhecimento para abordar a terceirização, outro assunto de suma importância para os trabalhadores, na palestra “Terceirização e a Súmula 331 do TST”. A Dra. Micheli Cerqueira Leite, especialista em Direito Material e Processual do Trabalho e doutoranda em Ciências Judiciais pela Pontificia Universidad Catolica Argentina, e o Dr. Marcelo Giovani Batista Maia, advogado integrante do Instituto de Defesa da Classe Trabalhadora (DECLATRA), pós-graduado em Direito Processual do Trabalho e Doutorando em Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarollo, na Universidad Pablo de Olavide, Sevilha, Espanha, expuseram aos participantes o processo de desmembramento das relações trabalhistas no contexto da terceirização desenfreada e o consequente desgaste das práticas de trabalho, levando à inevitável deterioração colateral de seus círculos familiar e social, bem como à sua degradação física e psicológica.


01-02-2017-IMG_1779_-_Copia.jpg
A especialista em Direito Material e Processual do Trabalho, Dra. Micheli Cerqueira Leite.



01-02-2017-IMG_1792_-_Copia.jpg 
O advogado integrante do DECLATRA e assessor jurídico de entidades sindicais, Dr. Marcelo Giovani Batista Maia.



Na sequência, foi recebido o Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT/PR) e professor da UNICURITIBA, Luiz Eduardo Gunther, para a palestra “Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho e a Súmula 277 do TST” que completou um dia de intensa imersão em questões que são encontradas constantemente pelos sindicatos no cotidiano, como na negociação de convenções coletivas de trabalho e acordos coletivos de trabalho, e também em aspectos fundamentais que podem mudar radicalmente e interferir em todo o modo de vida e atuação dos trabalhado
res negativamente. O encerramento das atividades aconteceu às 18h, para uma pausa e o jantar, e à noite houve a exibição do filme “Um grito de justiça”.

02-02-2017-IMG_1857_-_Copia.jpg
O Desembargador do TRT/PR Luiz Eduardo Gunther.

02/02 - Quinta-feira

O último dia do Seminário trocou o enfoque dado na data anterior ao mercado e às condições trabalhista pela atenção à natureza humana e pessoal dos dirigentes, que precisam tanto de integridade, confiança e convicção quanto de conhecimentos específicos na hora de defender os trabalhadores e seus direitos. Para tanto, puderam acompanhar a palestra do professor Roberto Revelino Sene, intitulada “Como se tornar um gigante”.

02-02-2017-IMG_1934_-_Copia.jpg
O professor Roberto Revelino Sene realizaou palestra motivacional no último dia do Seminário.



Na atividade motivacional, foram abordadas direta e indiretamente questões como determinação, valores morais e pessoais, comprometimento, confiança coletiva e autoconhecimento, com o intuito de permitir aos dirigentes identificar com clareza suas qualidades, consequentemente reforçando aspectos positivos e superando eventuais fraquezas para se tornarem versões melhores de si próprios.


02-02-2017-IMG_2178_-_Copia.jpg
O Presidente em Exercício, o Secretário Geral e o Secretário de Finanças da FETRACONSPAR junto à 
Comissão Organizadora para o encerramento do Seminário.



Encerrada a atividade, o Presidente Reinaldim Barboza, o Secretário Geral César de Oliveira e o Secretário de Finanças, Denilson Pestana, promoveram o encerramento do evento, fazendo um balanço das conquistas de sua vigésima-sétima edição e dos conhecimentos adquiridos que poderão ser usados ao longo de todo ano e, para além, por toda a vida de luta sindical dos participantes. Foram realizados os devidos agradecimentos à Comissão Organizadora e à equipe de apoio, e os participantes puderam receber seus certificados para retornar às suas cidades de origem, após quatro dias de imersão e dedicação.




Elaboração: FETRACONSPAR, 06 de fevereiro de 2017. 


guias.png

A FETRACONSPAR É FILIADA À:

A FETRACONSPAR NAS REDES SOCIAIS

@fetraconspar    /fetraconspar
/fetraconspar       /fetraconspar
                   87390.png @fetraconspar

banner denuncie aqui.jpg

Baixe o aplicativo da FETRACONSPAR, para ter acesso aos serviços através do seu smartphone:

                              

google_play_baixar.png

apple_store_baixar.png

ÚLTIMOS VIDEOS: