O Sindicato dos Comerciários de São Paulo (UGT) iniciou diversas ações a fim de ampliar o diálogo com as religiões, seja por meio de seus líderes ou em ligação direta com o trabalhador da base. A abertura dessa atividade tem se dado por uma série de entrevistas ao “Ideias em Debate” - programa da entidade, exibido na TV Aberta São Paulo.
O terceiro entrevistado foi o dr. Antônio Funari Filho, advogado, católico, ex-delegado Regional do Trabalho no Estado e presidente da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo.

Dr. Antônio Funari Filho foi entrevistado no Ideias em Debate pelo jornalista Mauro Ramos

Na entrevista, gravada dia 6 com o jornalista Mauro Ramos, assessor do Sindicato, o ex-delegado do Trabalho rememorou que o 25 de fevereiro de 1998, uma Quarta-feira de Cinzas, marcou a Primeira Marcha contra o Trabalho Infantil. A atividade começou na Praça da Sé e terminou em Genebra, Suíça, na sede da OIT - Organização Internacional do Trabalho.
Ele conta: “O Sindicato dos Comerciários nos cedeu o ônibus pra levar o pessoal a Osasco. A caravana percorreu todo o Estado, por 108 dias. Teve cidade em que fizemos uma semana de discussões e ações sobre o tema”. Caravanas saíram de todos os continentes e foram se encontrar em Genebra.
Elogio - Funari falou também enquanto presidente da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo - instituição que agrega pessoas de diversas confissões. O convidado do “Ideias em Debate” elogiou a iniciativa de diálogo do Sindicato com as religiões.
Diz o dr. Antônio Funari Filho, já perto dos 80 anos, mas com o vigor de quando presidiu a União Estadual de Estudantes, no começo dos anos 1960: “Amar o próximo é o fundamento de todas as religiões e essa energia deve nos unir e mobilizar, sempre nos colocando no lugar do outro. Não existe religião pra fazer o mal”.
Funari participa agora da Frente Inter-Religiosa Dom Paulo Evaristo Arns - com cristãos, judeus, islâmicos, espíritas e pessoas de outras confissões, unidas na defesa dos direitos humanos. Ele comenta: “Seguimos um documento que existe desde 1948, que é a Declaração Universal dos Direitos do Homem”.   
Patah - O presidente do Sindicato, Ricardo Patah, diz: “Homens como Antônio Funari Filho mostram que é possível somarmos vontades na construção de um País justo, com emprego, renda e respeito aos direitos trabalhistas e humanos”. A série de entrevistas tem por objetivo mostrar as afinidades sociais e fraternas do sindicalismo com as religiões.
Programa - O “Ideias em Debate” é exibido pelo Canal 9 da Net, toda segunda, às 11 horas, com reprises de terça a domingo. Após exibição, os vídeos ficam disponíveis no YouTube.
Mais - Acesse o site dos Comerciários de SP.