Por Laís Lis, G1

O faturamento real, as horas trabalhadas e a utilização da capacidade instalada voltaram a crescer em maio segundo dados divulgados nesta segunda-feira (6) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Em relação a abril de 2020, o mês de maio apresentou alta de 11,4% no faturamento real, nos dados que já descontam efeitos sazonais.

As horas trabalhadas na produção aumentou 6,6% e a utilização da capacidade instalada passou de 67% para 69,6%. Esse aumento sinaliza uma redução na ociosidade da indústria.

Segundo a entidade, as altas refletem a retomada da atividade industrial depois da paralisação de várias indústrias nos meses de março e abril por causa das medidas de isolamento social impostas para combater a pandemia do novo coronavírus.

Apesar da alta, o economista da CNI Renato da Fonseca destacou que a indústria continua desaquecida já que a alta acontece após dois meses de fortes quedas, mas é um sinal de que o pior já passou.

O mês, no entanto, registrou queda nos empregos (-0,8%), na massa salarial (-8,1%) e no rendimento médio real (-6,5%).

Queda em relação a 2019

Apesar de ter registrado alta em relação a abril de 2020, os dados mostram queda em todos os itens em relação a maio de 2019.

  • Faturamento real: - 17,7%
  • Horas trabalhadas na produção: - 18,4%
  • Emprego: - 4,7%
  • Massa salarial real: - 15,4%
  • Rendimento médio real: - 6,5%

G1