Por Lucianne Carneiro, Valor — Rio

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou de 3,5% para 3,7% sua projeção para a alta do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2021.

Em nota, os pesquisadores do instituto destacam que, apesar de o cenário ser de desaceleração da inflação nos próximos meses, há três fatores que justificam a mudança da estimativa para o resultado fechado no ano: inflação corrente um pouco mais elevada, estabilização das cotações internacionais de commodities em nível acima do projetado anteriormente e taxa de câmbio média mais alta que estimada em dezembro.

“Embora as expectativas para o ano ainda sejam de desaceleração nos próximos meses, o elevado nível atual da inflação, combinado com o aumento do grau de incerteza da economia brasileira devido a incertezas relacionadas à política fiscal, vem gerando revisões para cima das estimativas de IPCA para 2021”, aponta o estudo dos pesquisadores Maria Andréia Parente Lameiras, Marcelo Lima de Moraes e Carolina Ripoli.

Com a manutenção dos preços das commodities em patamar elevado, o Ipea reviu a expectativa para a alta dos preços de alimentos no domicílio este ano de 3% para 4,4%. A variação dos demais bens livres avançou de 2,7% para 3,0% e a dos preços administrados passou de alta de 4% para 4,5%.

Por outro lado, a projeção para a inflação de serviços caiu de 4% para 3,6% (excluindo educação). O número reflete, segundo o Ipea, a retomada mais modesta para a economia em 2021 que a que era projetada no fim do ano passado, o que dificulta a recuperação mais forte do mercado de trabalho.

O Ipea também divulgou a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação para as famílias de renda mais baixa – de um a cinco salários mínimos, de 3,4%. Esta é a primeira vez que o Ipea faz estimativa para o INPC.

(Com conteúdo publicado originalmente no Valor PRO, o serviço de notícias em tempo real do Valor)

Fonte: Valor Investe

https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2021/02/23/ipea-revisa-de-35-pontos-percentuais-para-37-projeo-para-ipca-em-2021.ghtml