Com uma população estimada de 307 mil pessoas, São José dos Pinhais criou 860 novos postos de trabalho em agosto, segundo dados do Caged.

                            

                                          

São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi a única cidade paranaense entre as 20 brasileiras que mais criaram vagas de trabalho em agosto deste ano, registrando o 15.º melhor desempenho entre todos os municípios brasileiros.

Consequentemente, o município também liderou a abertura de novos empregos no estado, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Ao todo, a cidade gerou 860 novos postos de trabalho no mês, com o saldo positivo puxado pela criação de vagas da montadora francesa Renault e dos fornecedores da empresa.

No início de agosto, a Renault finalizou a contratação de cerca de 600 trabalhadores para complementar o terceiro turno de produção, reaberto no começo do segundo trimestre para atender ao aumento das exportações dos dois lançamentos da montadora, o SUV Captur e o hatch compacto Kwid.

Além das 532 vagas geradas no setor automotivo, na produção de automóveis, o município também abriu 129 novos postos de trabalho na fabricação de produtos de limpeza, cosméticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal; 113 vagas na área ligadas ao transporte rodoviário de carga; e 82 vagas no setor alimentício. Outros setores contribuíram para o saldo positivo com um número menor de vagas abertas em agosto.

No acumulado do ano, o saldo também é positivo. De janeiro a agosto, o município criou 1.311 novos empregos no Paraná, atrás apenas de Pato Branco (1.697), Maringá (1.690) e Cascavel (1.492).

                      

Paraná

O saldo geral ficou positivo no Paraná, com a criação de 1.180 novas vagas de trabalho no estado, o 13.º melhor desempenho entre os estados brasileiros que criaram empregos em agosto. De janeiro a agosto deste ano, o estado acumula saldo positivo de 23.760 vagas, o sexto melhor resultado do país, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e |Mato Grosso.

Em todo o país, foram geradas 35.457 vagas de emprego em agosto. No acumulado do ano, o mercado de trabalho brasileiro tem saldo positivo de 106 mil novos postos.

                    

Confira as 20 cidades que mais geraram emprego no país em agosto:
Cidades/ novas vagas de emprego

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/09/25/Economia/Imagens/Futuro/Clipboard-155.jpg

                 

Fonte: Gazeta do Povo, 26 de setembro de 2017