Em entrevista exclusiva ao portal The Intercept Brasil, o deputado Delegado Waldir (PSL-GO) revelou os bastidores da eleição do deputado Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara dos Deputados, em fevereiro de 2019.

delegado waldir orcamento secreto
Waldir detalhou esquema do chamado “orçamento secreto” de Jair Bolsonaro | Foto: Luis Macedo | Câmara dos Deputados

“A mudança no comando foi fundamental para o governo de Jair Bolsonaro. Sob a batuta autoritária de Lira, do Progressistas, o bloco governista atropelou ritos e a oposição para garantir a aprovação de projetos como a emenda constitucional dos precatórios, que viabiliza o Auxílio Brasil, a autonomia do Banco Central e projetos para viabilizar as privatizações de Eletrobras e Correios.

Lira foi eleito com a promessa de valorizar o plenário — eufemismo para facilitar o acesso dos deputados do Centrão, o maior bloco da Câmara, a cargos e verbas do governo.

Havia denúncias de que o apoio maciço à eleição de Lira envolveria a compra de votos por meio de emendas, mas nunca ninguém havia admitido isso. Tampouco se falava em valores ou nos detalhes de como Lira conseguiu destronar o grupo de Rodrigo Maia, opositor de Bolsonaro e também ligado ao Centrão.”

EIS A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

DIAP

https://www.diap.org.br/index.php/noticias/agencia-diap/90867-eleicao-de-lira-a-presidencia-da-camara-custou-r-10-mi-por-deputado