Para amenizar os prejuízos que o comércio sofre com os feriados em dia de semana, principalmente aqueles emendados, uma possível solução, segundo o presidente da Faciap, seria passar essas datas para segunda ou sexta-feira. A medida, que chegou a ser discutida no Senado recentemente por conta de um projeto de lei do ex-deputado paranaense Marcelo Belinati, reeditaria uma regra que já vigorou no país entre 1985 e 1990.

“É uma solução e seria muito bom, porque aí perde um dia. Quando cai numa quinta-feira, esquece, acabou a semana. Então é um caminho que minimizaria muito o problema dos feriados”, afirma Marco Barbosa. “Já estamos conversando com o poder público para tratar sobre isso quanto aos feriados estaduais. Nos federais, a ação é mais complexa e não estamos num momento político muito apropriado para colocar esse tipo de demanda. Mas se conseguirmos isso no estado, já ajuda bastante”, complementa.

                                 

Otimismo

Ao mesmo tempo em que comemora os diversos feriados prolongados de 2017, o setor do turismo também vem sofrendo mudanças importantes ao longo dos últimos anos, mudanças essas que inclusive justificam o otimismo com relação às datas comemorativas. É que se até pouco tempo a Capital tinha o turismo de negócios como seu foco principal, hoje o turismo de lazer já começa a ganhar mais espaço na cidade.
“As últimas pesquisas que fizemos indicam que o turismo de lazer já responde por 46% do movimento na cidade. Ainda não fechamos os dados deste ano, mas eu acredito que possa até aumentar (esse índice)”, aponta Adonai Aires de Arruda Filho, presidente do CCVB.

                          

Fonte: Bem Paraná, 10 de outubro de 2017