DENILSON PESTANA, Presidente do SINTRACOM LONDRINA, Secretário de Finanças da FETRACONSPAR e Diretor de Relações Internacionais da NCST, faz parte da comitiva Brasileira.

A Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) está presente na 110ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (CIT), em Genebra, na figura do seu Secretário de Relações Internacionais, Denilson Pestana.



A Conferência que acontece até sexta-feira (11) em formato híbrido, com os delegados presentes pessoalmente em Genebra, bem como virtualmente, para atender às restrições sanitárias e de viagem da Covid-19, teve sua sessão inaugural no dia 27 de maio.



As comissões iniciaram seus trabalhos no dia 30 de maio. E as sessões plenárias acontecem de hoje até sexta. A Cúpula de alto nível sobre o Mundo do Trabalho será realizada na quinta (10). Entre os itens da agenda estará a possível alteração da Declaração da OIT sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, de 1998, para incluir condições de trabalho seguras e saudáveis. Será realizada uma discussão inicial sobre aprendizagem, com vistas a possível criação de uma nova norma internacional do trabalho.



Os comitês também discutirão o trabalho decente e a economia social e solidária e o objetivo estratégico do emprego como parte do mecanismo de acompanhamento da Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa .



A Conferência será seguida de uma reunião do Conselho de Administração da OIT, no dia 13 de junho, na qual serão eleitos os dirigentes para o período 2022-2023.




NCST na CIT


“Neste ano conseguimos, junto com a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), garantir a paridade das Centrais na composição de nossa delegação, com a distribuição igualitária das vagas nas comissões da conferência. A Nova Central ficou com a titularidade da comissão de aprendizagem e a suplência na comissão de emprego”, disse Denilson Pestana.



O secretário internacional da NCST ainda completou: “Na última semana tivemos um avanço importante, que transformou Convenção de Segurança e Saúde no Trabalho, 1981 (Nº 155), quanto à Convenção do Quadro Promocional para a Segurança e Saúde no Trabalho, 2006 (Nº 187), que devem ser consideradas convenções fundamentais na acepção da Declaração da OIT sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho”.



Brasil na CIT



O ministro do Trabalho do Brasil, José Carlos Oliveira, fez a defesa da política do governo Bolsonaro ressaltando a redução do desemprego, programa de aprendizagem e a inserção da mulher no mercado de trabalho.



A Delegação de Trabalhadores Brasileiros na CIT continua os trabalhos por hoje em Genebra e amanhã o delegado que falará pelos trabalhadores Brasil, Antonio Fernandes dos Santos, presidente da CSB, irá fazer o discurso aprovado pelos presidentes das Centrais Sindicais.



Com informações: OIT

https://www.ncst.org.br/subpage.php?id=25261_06-06-2022_ncst-presente-na-110-confer-ncia-internacional-do-trabalho#destaques