Por Rafael Vazquez, Valor — São Paulo

O avanço no Congresso Nacional da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que eleva o valor do Auxílio Brasil, dobra o vale-gás e cria “vouchers” para caminhoneiros e taxistas é visto com preocupação por economistas. Profissionais ouvidos pelo Valor, interpretam a medida como descaradamente eleitoreira e como algo que pode causar danos irreparáveis a médio e longo prazos. A proposta foi aprovada no Senado com apoio da oposição e o governo já trabalha para acelerar a votação na Câmara.

“Tem vários problemas nessa PEC. O primeiro é, que depois de se criar uma institucionalidade para o tema das contas públicas, no momento em que vira um obstáculo do ponto de vista eleitoral, editam uma emenda constitucional para contornar tanto o teto de gastos como a vedação à criação de despesas no período eleitoral reconhecendo um estado de emergência absolutamente oportunista”, diz Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF).

Appy explica que, embora o custo estimado do conjunto das medida de U$ 41 bilhões não seja um grande problema para 2022, já que a arrecadação está crescendo ajudada em parte pela inflação alta, o pacote monta uma bomba para o próximo governo que pode acabar não sendo desarmada. Segundo ele, é muito provável que uma parte relevante das despesas criadas não seja revertida.

Valor Investe

https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2022/07/04/pec-sera-bomba-para-governo-diz-appy-diretor-do-centro-de-cidadania-fiscal.ghtml