Pedetista criticou a reforma da Previdência realizada no governo de Jair Bolsonaro e prometeu zerar fila do INSS

Por Matheus Schuch e Estevão Taiar, Valor — Brasília

O ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), tomou posse nesta terça-feira (3) prometendo terminar em tempo recorde com a fila de benefícios do INSS, em um mutirão que poderá envolver convênio com governadores e prefeitos. O pedetista chamou a reforma da Previdência realizada no governo de Jair Bolsonaro (PL) de “antirreforma” e, ovacionado pela plateia de convidados, disse que a Previdência não é deficitária.

Os ativos brasileiros pioraram após declarações do ministro da Previdência. Em sua cerimônia de posse, ele defendeu que a reforma da previdência fosse discutida. As declarações aumentam os temores no mercado ligados ao campo fiscal do novo governo.

O ministro ainda disse que pretende formar uma comissão quadripartite envolvendo representantes do governo, de sindicatos de empregadores, de trabalhadores e de aposentados para analisar “com profundidade” as mudanças nas regras do sistema previdenciário.

“É primordial um novo relacionamento entre previdência e seguridade social”, discursou Lupi. “Aposentadoria é dívida da União com trabalhadores, não é prejuízo para os cofres públicos. Vamos trabalhar para resgatar a dignidade de suas aposentadorias".

Lupi defendeu que "toda a arrecadação destinada à Previdência esteja na Previdência” e garantiu que provará "com números, dados e informações” que o sistema não é deficitário.

“Tenho que conversar com os ministros da Fazenda, do Planejamento; mas precisamos cuidar dos atrasos que houve nessa antirreforma”, complementou.

Se dirigindo ao presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, que prestigiou a posse, Lupi defendeu que as instituições financeiras podem “cobrar a taxa de juros que cobramos no consignado”.

Lupi também anunciou intenção de criar um portal na internet ainda no primeiro trimestre para publicar dados da Previdência.

Na cerimônia, que lotou o auditório da sede do ministério, Lupi anunciou que o líder do PDT na Câmara, Wolney Queiroz (PE), será seu secretário-executivo.

Conteúdo publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico.

VALOR INVESTE

https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2023/01/03/na-posse-lupi-fala-de-antirreforma-e-em-provar-que-previdencia-nao-e-deficitaria.ghtml