Equipe econômica elabora nova regra de controle dos gastos públicos; mudança precisa de aval do Congresso. Governo aposta no texto para acelerar queda de juros e retomada do crescimento.

Por g1 — Brasília

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na tarde desta sexta-feira (17) o projeto do novo arcabouço fiscal – proposta que busca substituir o atual teto de gastos como ferramenta de controle dos gastos públicos.

A ideia é criar um mecanismo que permita ao governo fazer investimentos e despesas sem gerar descontrole nas contas públicas.

A regra atual, do teto de gastos, impede desde 2017 que a maioria das despesas do governo cresça em um ritmo mais acelerado que a inflação do período.

Os detalhes da proposta são mantidos em sigilo, mas o governo deve propor um mecanismo mais "complexo" que o atual. Além da inflação e do gasto total, a nova regra fiscal deve levar em conta fatores como o crescimento da economia e a trajetória da dívida pública, por exemplo.

A proposta já foi apresentada nesta terça (14) por Haddad ao vice-presidente Geraldo Alckmin, em reunião no Palácio do Planalto. Alckmin não comentou publicamente o projeto.

O teto de gastos foi aprovado pelo Congresso pouco após o impeachment da presidente Dilma Rousseff, no governo Michel Temer, em meio à recessão econômica e à necessidade de controlar os gastos do governo.

A regra fiscal não foi revogada pelo governo Jair Bolsonaro – mas, na prática, foi pouco seguida.

Em quatro anos, o Executivo conseguiu liberação do Congresso para "furar o teto" (ou seja, ultrapassar o gasto máximo) em R$ 795 bilhões. Os motivos foram variados, incluindo o enfrentamento à pandemia da Covid e a necessidade de pagar altos montantes de dívidas de governo reconhecidas pela Justiça (precatórios).

Regra 'factível'

Na quarta, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, voltou a defender que a proposta de novo arcabouço fiscal será 'factível' e deve agradar a todos.

"Só posso dizer que está muito bem equilibrada, é flexível, olha pelo lado da despesa e pelo lado da receita. Então, ela é crível, é factível. Então, sobre esse aspecto agrada a todos", afirmou Tebet durante cerimônia de posse da nova presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Segundo a ministra, as equipes dos ministérios da Fazenda e do Planejamento estiveram reunidas nesta semana para finalizar alguns pontos da proposta antes de levá-la ao presidente.

"A moldura já está pronta. Estamos fechando a questão numérica, a questão de números para apresentar a perspectiva mais pessimista e a mais otimista para o presidente", disse.

G1

https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/03/17/haddad-apresenta-a-lula-nesta-sexta-proposta-de-novo-arcabouco-fiscal-para-substituir-teto-de-gastos.ghtml