O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), azeitou a base de apoio do governo na Casa e aprovou as medidas provisórias que travaram por semanas na Câmara dos Deputados em apenas três minutos. Nos bastidores, os parlamentares chegaram a usar o termo “virou passeio”, em referência à goleada que a seleção brasileira levou da Alemanha. na Copa do Mundo de 2014.

Entre a votação da MP 1154 e da MP 1164 foram apenas três minutos de diferença. A primeira medida aprovada, por 51 votos contra 19, foi a MP 1154, responsável pela reestruturação administrativa do governo. Pacheco, que esteve pessoalmente com o presidente Lula (PT) nesta quarta-feira (31), avisou aos aliados que não iria travar a medida, ao contrário do que ocorreu na Câmara dos Deputados.

Por lá, Arthur Lira (PP-AL) reclamou de falta de capacidade de articulação do governo dentro da Câmara dos Deputados, e chegou a colocar sob risco a apreciação da medida. Segundo senadores ouvidos pelo Congresso em Foco, Pacheco, que tem se mostrado aliado de Lula, não gostou nada da atitude de Lira, e avisou aos parlamentares que, no Senado, a votação seria de forma célere, a fim de evitar prejuízos à estrutura do governo.

O próprio presidente da Casa falou sobre o assunto logo pela manhã, após reunião de líderes partidários. Rodrigo Pacheco garantiu que não iria haver entraves no Senado para a votação das medidas.

“Obviamente que pode haver críticas em relação à articulação política [dentro do Senado], mas nada que leve a uma situação dessa de não se aprovar a principal Medida Provisória do país. A ausência da reestruturação de ministérios, de instituições, seria muito ruim interromper isso. Por outro lado, é muito bom que seja aprovado”, analisou Pacheco.

Na esteira das votações, e com a base completamente azeitada, embora com críticas em relação ao fato de o Senado não ter tempo para discutir as medidas, Pacheco colocou em votação também a Medida Provisória 1164/2023, que recria o Bolsa Família. Com a aprovação, fica estabelecendo o valor mínimo de R$ 600 para as famílias cadastradas.

Ambas as medidas aprovadas estavam no prazo limite para apreciação do Congresso Nacional. Ainda nesta quinta-feira (1ª), os textos aprovados pelo Senado serão encaminhados para sanção do presidente da República.

AUTORIA

Iara Lemos

IARA LEMOS Editora. Jornalista formada pela UFSM. Trabalhou na Folha de S.Paulo, no G1, no Grupo RBS, no Destak e em organismos internacionais, entre outros. É mestranda na Universidade Aberta de Portugal e autora do livro A Cruz Haitiana. Ganhadora do Prêmio Esso e participante do colegiado de Inteligência Artificial da OCDE.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.