"Se acabarem com os Sindicatos, os aposentados serão os mais afetados". Quem afirma é Natal Leo, presidente do Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da UGT (Sindiapi-UGT). Em entrevista ao Programa da Sexta, na Rádio Web Agência Sindical, o dirigente explicou que a grande maioria dos aposentados depende dos benefícios que os Sindicatos oferecem.


Presidente do Sindiapi-UGT, Natal Leo e jornalista Prado Junior no Programa da Sexta

"Enfraquecendo o Sindicato, o trabalhador da ativa vai sofrer na relação empregado-empregador. Mas ele ainda pode manter, por exemplo, convênios médicos e odontológicos. Já o aposentado utiliza o convênio oferecido pelo Sindicato da categoria a que ele pertenceu. Isso sem falar em outros benefícios", afirma.

Ele não acredita que a reforma da Previdência seja aprovada no Congresso. "A reforma trabalhista tem mais possibilidade de aprovação por ser um Projeto de Lei. Já a reforma da Previdência, por ser uma PEC (287/16), o governo não consegue os votos necessários. E ela precisa ser aprovada duas vezes em cada Casa”, explica o dirigente.

Natal Leo falou sobre o Ocupa Brasília, que levou 150 mil pessoas até à Capital Federal. “Nós estamos vivendo um momento histórico. Todas as Centrais unidas em torno de um único objetivo, o combate a essas reformas. Não me lembro de algo assim. Por isso, é preciso ter muito cuidado. Tem que ficar atento aos infiltrados, pois eles estão lá para prejudicar o movimento sindical. Precisa identificar e retirar das manifestações”, alerta.


Fonte: Agência Sindical, 29 de maio de 2017