Segurado não precisará mais ir a uma agência para levar documentos e formalizar o pedido, a exemplo do que já ocorre com a aposentadoria por idade. Basta entrar no site do INSS e fazer solicitação

A aposentadoria por tempo de contribuição agora é concedida automaticamente, informou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Antes, o segurado precisava ir a uma agência e levar seus documentos para formalizar o pedido. 

Para utilizar o serviço, basta acessar o “Meu INSS” através do site e clicar na opção “Aposentadorias Urbanas” e depois em “Aposentadoria por Tempo de Contribuição”, após fazer um breve cadastro. O sistema irá então realizar uma busca para saber se já é possível conceder automaticamente o benefício. Caso contrário, o segurado será direcionado para o agendamento do serviço a fim de que seja atendido no modelo tradicional de atendimento.

Leia também: Estatal que ia construir o trem-bala ainda existe. E dá prejuízo

A novidade faz parte de uma série de mudanças que o INSS está adotando para “modernizar seus serviços e atendimento” e, segundo o instituto, em breve esse benefício passará a ser pedido também sem a necessidade de agendamento, como no caso da aposentadoria por idade e no salário maternidade. 

Quando o pedido for automático, o cidadão fará a solicitação pela internet, telefone e, em último caso, na agência, e receberá diretamente o número do protocolo de requerimento, garantindo a sua vaga. O acompanhamento do pedido poderá então ser feito pelo site ou por telefone, através do número 135. O segurado só irá à agência se for chamado.

Seu INSS

O Meu INSS já tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular. Vale mencionar que o cadastro pode ser feito inteiramente pela internet. Estão sendo investidos esforços para melhoria do Meu INSS: canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.

A partir de quinta-feira (24), vários serviços que antes eram atendidos somente no atendimento espontâneo agora serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou telefone 135.

Fonte: Gazeta do Povo, 22 de maio de 2018.