Dois anos depois de fazer o juramento de posse, o Presidente Trump fez 8.158 declarações falsas ou enganosas, de acordo com o banco de dados do The Fact Checker que analisa, classifica e acompanha todas as declarações suspeitas proferidas pelo presidente.

 
Dois anos depois de fazer o juramento de posse, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez 8.158 declarações falsas ou enganosas, de acordo com o banco de dados do The Fact Checker que analisa, classifica e acompanha todas as declarações suspeitas proferidas pelo presidente. Isso inclui mais de 6.000 reclamações no segundo ano do presidente.


 
Dito de outra forma: o presidente teve em média quase 5,9 reclamações falsas ou enganosas por dia em seu primeiro ano no cargo. Mas ele atingiu quase 16,5 por dia em seu segundo ano, quase o triplo do ritmo.

"Começamos este projeto como parte de nossa cobertura dos primeiros cem dias do presidente, principalmente porque não conseguiríamos acompanhar o ritmo e o volume das distorções do presidente. Os leitores exigiram que continuássemos pelo resto da presidência de Trump. Nosso gráfico interativo, gerenciado com a ajuda de Leslie Shapiro, do departamento de gráficos do Washington Post, exibe uma lista de todas as declarações falsas ou enganosas feitas por Trump. Você também pode pesquisar reivindicações específicas ou obter totais mensais ou diários", informa Glenn Kessler, uma das editoras do site. O projeto está vinculado ao jornal The Washington Post.

Nos primeiros 100 dias, o presidente fez 492 reclamações sem fundamento. Ele conseguiu superar esse número apenas nas primeiras três semanas de 2019. Em outubro, enquanto ele estava planejando o país antes das eleições de meio de mandato, ele fez mais de 1.200 afirmações falsas ou enganosas.

Não surpreendentemente, a maior fonte de alegações enganosas é sobre imigração.

Visite o site da Bottomless Pinocchios para conferir alegações enganosas ou falsas que o presidente fez 

Fonte: The Washignton Post