Por Sergio Lamucci, Valor — São Paulo

O Brasil tem perdido terreno em relação a outros emergentes nas últimas décadas, distanciando-se do nível de renda dos países desenvolvidos, em vez de se aproximar.

Com o baixíssimo crescimento da produtividade, o PIB per capita brasileiro corresponde hoje a pouco mais de um quarto do americano; em 1980, equivalia a quase 40%. Os US$ 14.359 do ano passado equivalem a 25,8% do PIB per capita dos EUA.

Nesse período, o PIB per capita do Chile passou de 27,4% para 41,5% do indicador dos EUA; o da China, de 2,5% para 28,9% e o da Coreia do Sul, de 17,5% para 66%.

Os números levam em conta o critério de paridade do poder de compra (PPP, na sigla em inglês), com base em estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Coordenador de economia aplicada do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV), Armando Castelar diz que o Brasil está ficando mais pobre em termos relativos, na comparação com outros países.

O país fica mais longe dos países de renda mais alta, como os EUA, em vez de se aproximar. Nesse sentido, é um processo inverso ao desenvolvimento, afirma ele.