style= Confira a Programação, Relação de Inscritos e demais informações sobre o evento ...

 banner_XVII_seminario_2018.png

Documentos: Relação de InscritosCardápio| Ficha de Avaliação | Folder |Informações aos Novos Participantes|

                       

                            

XXVII SEMINÁRIO DE DIRIGENTES SINDICAIS DA CONSTRUÇÃO
E DO MOBILIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ
29 de janeiro à 01 de fevereiro de 2018

                

29-01-2018-IMG_4926 - Copia.jpg

                       

Muitas das atividades e dos eventos promovidos pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná (FETRACONSPAR) já se tornaram tradições. Não é exagero dizer, no entanto, que o Seminário de Dirigentes Sindicais da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná adquiriu singular importância ao longo dos anos, estabelecendo-se como ocasião especial para a imersão dos diretores dos sindicatos nas questões que serão trabalhadas ao longo do ano, as conjunturas que serão enfrentadas durante as negociações e o preparo para todas as eventualidades que podem se apresentar nos meses seguintes.


Em 2018, o seminário chega à sua vigésima sétima edição, que tem o início de seus trabalhos às 7h30 com o registro fotográfico dos participantes e, às 8h, com os informes iniciais, com sua abertura oficial.


As atividades para a realização do encontro de dirigentes sindicais, no entanto, começaram há muitas semanas, com reuniões de planejamento da Comissão Organizadora e muito trabalho logístico para a elaboração dos materiais a serem utilizados durante o evento. No domingo (28), os kits e as pastas que serão usados pelos participantes foram distribuídos e já puderam ser lidos e aproveitados para antecipar as importantes atividades que se iniciaram nesta manhã.

                    

SEGUNDA-FEIRA 29/01/2018

                        

O primeiro dia do Seminário iniciou os trabalhos às 7h30 com o registro fotográfico dos participantes e a filmagem do grito de guerra que é marca de todas as atividades da FETRACONSPAR. Às 8h05, o Presidente em Exercício Reinaldim Barboza Pereira realizou a chamada dos inscritos e iniciou os informes gerais aos presentes. Ao todo, houve 86 inscrições de 38 sindicatos filiados.


            

29-01-2018-IMG_4964 - Copia.jpg

                       

O Secretário de Geral da FETRACONSPAR, César de Oliveira, deu as boas-vindas aos presentes e convocou a mesa de abertura para suas falas iniciais, após a exibição da retrospectiva de 2017.

Compuseram a mesa o Presidente em exercício, Reinaldim Barboza Pereira, o Secretário de Finanças, Denilson Pestana da Costa, o presidente da CONTRICOM, Altamiro Perdoná, o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santa Catarina, Luiz Carlos Schukosky.  Após a composição da mesa houve a execução do Hino Nacional Brasileiro.

                           

29-01-2018-IMG_5037 - Copia.jpg
Roberto Rivelino Sene 

                           

Após um intervalo, teve início às 09h45 a primeira palestra do encontro, ministrada pelo Roberto Revelino Sene - Prof. Especialista em Educação, Especialista em História do Brasil. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela UEPG, Professor na Faculdade Campo Real no curso de Administração e de Pós Graduação em Sociologia pela Unicentro com o tema: Vivendo em Tempo de Guerra. 

Com desenvoltura e eloquência o palestrante, passou um panorama histórico geral sobre a formação dos movimentos políticos de esquerda e direita bem como a formação do movimento sindical no Brasil. Ele também falou sobre a importância de estrategias na guerra.

                              

29-01-2018-IMG_5091 - Copia.jpg
Antônio Augusti de Queiroz

                                                     

Depois do almoço oferecido aos participantes das 12h às 13h30, os trabalhos foram retomados com a palestra "DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO
MOVIMENTO SINDICAL FRENTE A NOVA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA"  ministrada pelo palestrante: Antônio Augusto de Queiroz, Jornalista, Analista Político e Diretor de Documentação do DIAP - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. 
Com anos de engajamento no movimento sindical, o palestrante desenvolveu uma retrospectiva dos últimos fatos mais impactantes em relação ao cenário Politico atual e desafios do movimento sindical frente aos diversos cenários possíveis.

                          

29-01-2018-IMG_5133 - Copia.jpg
Dr. Sandro Lunard Nicoladeli

                             

Em seguida a programação continuou com a palestra “REFORMA TRABALHISTA - AGORA, O QUE FAZER?”. A Palestra foi ministrada pelo  Dr. Sandro Lunard Nicoladeli, Advogado Trabalhista, Assessor Sindical, Professor da Universidade Federal do Paraná – UFPR e Sócio Fundador do Instituto Edésio Passos.

                     


Fabiano Camargo da Silva

                              

A partir das 17h, começou a palestra do Fabiano Camargo da Silva, Economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE/PR) com o tema: CONJUNTURA ECONÔMICA PARANAENSE, ANÁLISE SETORIAL E PERSPECTIVAS DAS NEGOCIAÇÕES PARA 2018.

O encerramento dos trabalhos aconteceu às 18h30, para descanso e jantar dos participantes. Às 21h, acontece a exibição do filme "ORGULHO E ESPERANÇA - PRIDE".

                  

TERÇA-FEIRA 30/01/2018

                       

30-01-2018-IMG_5231 - Copia.jpg

                            

30-01-2018-IMG_5259 - Copia.jpgLuiz Carlos Schukosky
                

O Segundo Dia de atividades do Seminário, teve inicio com uma foto geral dos participantes vestindo as camisetas cedidas pela CONTRICOM  - Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário. Ás 8h da manhã ocorreu a chamada dos participantes e a apresentação dos dirigentes que participam pela primeira vez do encontro. Às 8h30, o Presidente Reinaldim Barboza convocou à mesa o  Presidente da Confederação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (CONTRICOM), Altamiro Perdoná;  O Vice-Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de Santa Catarina (FETICOM-SC), Luiz Carlos Schukosky e o Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Rio Grande do Sul (FETICOM-RS), Aroldo Pinto da Silva Garcia, para o “Balanço das Negociações Coletivas de 2018 nos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul”.

              

30-01-2018-IMG_5258 - Copia.jpgAroldo Pinto da Silva Garcia

                             

A troca de informações sobre vivências, práticas e contextos é bastante positiva para o movimento sindical, pois o aprendizado proporcionado por essa interação aumenta o conhecimento e incrementa os recursos para as negociações e as iniciativas das entidades. Por meio da exposição dos Presidentes, os participantes puderam ter acesso a diferentes cenários e conjunturas do mercado de trabalho e do movimento sindical, comparados e aprofundados. Foram abordados, entre outros, os assuntos dos pisos regionais, das relações com os órgãos oficiais do governo e da força e da representatividade das entidades sindicais.

                   

montagem-painel2.jpg

                         

Após uma pausa para café às 10h, todos retornaram ao auditório às 10h15 para o painel “PLANO DE AÇÃO DA CONTRICOM E DA ICM PARA A CATEGORIA DA CONSTRUÇÃO E DO MOBILIÁRIO.”, formado pleos companheiros: Presidente da Confederação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (CONTRICOM), Altamiro Perdoná; Representante Regional para América Latina e Caribe da ICM - Internacional da Construção e da Madeira, Nilton Freitas; Secretário geral do Sindicato Único Nacional dos Trabalhadores da Construção do Panamá (SUNTRACS) e Presidente da ICM America Latina e Caribe, Saúl Mendez e Secretário de Relações Internacionais do SUNTRACS do Panamá, Jaime Caballero.

                              

30-01-2018-IMG_5306 - Copia.jpg

                     

A FETRACONSPAR, recebeu das mãos do Sr. Nilton Freitas, Representante Regional da América Latina da ICM Certificado de Afiliação a ICM - Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira.

                

 30-01-2018-IMG_5379 - Copia.jpgClemente Ganz Lúcio

                             

A pausa para o almoço aconteceu às 12h e, às 13h30, os participantes retornaram ao auditório para assistir à apresentação musical. Na sequência ocorreu a palestra do Clemente Ganz Lúcio, Diretor Técnico do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, com o tema: "AÇÃO SINDICAL PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DA CONJUNTURA ECONÔMICA E A NOVA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.".

                 

QUARTA-FEIRA 31/01/2018  

                                           

31-01-2018-IMG_5495 - Copia.jpg

                         

Este terceiro dia de evento começou com a apresentação do novos dirigentes que participam pela primeira vez do evento. Durante a apresentação é feita uma brincadeira lúdica a qual mostra a importância do trabalho em equipe e da estrategia. Também foram entregue capacetes de segurança personalizados da FETRACONSPAR para cada um dos novos participantes. Os companheiros: Jorge Moraes, Secretário de Saúde, Seg. e Prev. Social e Marcos Antonio Beraldo, Secretário Adj. de Saúde, Seg. e Prev. Social, explanaram e orientaram, os participantes sobre a correta montagem e uso do capacete de segurança.

Após a entrega ocorreram as mesas da campanha salarial unificada.

                                                        

31-01-2018-IMG_5547 - Copia.jpg
Vanderley José Maçaneiro

                       

Às 10:30h iniciou-se a apresentação do Vice-Presidente de Assuntos Fiscais da ANFIP – Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, Vanderley José Maçaneiro com o tema: "REFORMA DA PREVIDÊNCIA". Ainda tivemos as mesas de campanha slarial unificada. 

                      

31-01-208IMG_5602 - Copia.jpg

                     

Depois do almoço oferecido aos participantes das 12h às 13h30, os trabalhos foram retomados com a palestra do Dr.  Luiz Fernando Favaro Busnardo, Auditor-Fiscal e Chefe da Seção de Relações do Trabalho com o tema: "ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO FRENTE À NOVA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA."

                              

31-01-2018-IMG_5619 - Copia.jpg

                       

Encerrando o dia tivemos a palestra do Dr. Cássio Colombo Filho, Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT/PR). com o tema: "A NOVA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA SOB A ÓTICA DO PODER JUDICIÁRIO.".

                         

01-02-2018-IMG_5668 - Copia.jpg
Dr.  Nelton Miguel Fiedrich

O Último dia do evento contou com a participação do palestrante, Dr.  Nelton Miguel Fiedrich,  Advogado especialista em desenvolvimento sustentável. Foi secretário de estado do governo do Paraná nas áreas de Energia (Copel), Meio Ambiente, Controle a Erosão, Saneamento e Habitação Popular. Foi deputado estadual e por duas vezes deputado federal. Com o Tema: "AGENDA 2030 – 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O MUNDO DO TRABALHO". Após a palestra foi realizada a entrega dos certificados aos participantes e a execução do Hino do Estado do Paraná.

                                  

Galeria de Fotos