Por Ana Paula Castro, TV Globo — Brasília


Caixa Econômica Federal anunciou nesta quarta (12) o lançamento de uma linha de crédito para empresas do setor da construção civil.

A nova linha, conforme a Caixa:

  • será baseada no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país;
  • atenderá somente a pessoas jurídicas;
  • entrará em vigor no dia 17 de fevereiro.

Ainda de acordo com o banco, as operações feitas por meio dessa nova linha terão as seguintes taxas anuais:

  • 3,79% para as empresas que optarem por receber o dinheiro no banco;
  • 7,8% mais a variação do IPCA para as empresas que receberem o dinheiro em outro banco.

Até então, as taxas de crédito para empresas do setor da construção civil estavam indexadas somente à Taxa Referencial (TR).

O objetivo da medida anunciada nesta quarta-feira, segundo a Caixa, é oferecer mais alternativas ao setor da construção civil e descobrir qual é "mais eficiente".

"Quanto mais opções nós oferecemos, mais você vai conseguir discutir qual é mais eficiente. [...] A gente imagina que haverá uma capacidade de melhora no produto e uma redução potencial de uma linha em detrimento da outra", afirmou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Redução de juros

O banco também divulgou nesta quarta-feira a redução dos juros cobrados nas operações baseadas na Taxa Referencial (TR).

A queda, segundo a Caixa, é de 2,75 pontos percentuais para os clientes que mantiverem relacionamento com a Caixa. Em outras situações, a taxa mínima passará de 13,25% para 11,75% ao ano, mais a TR.

G1