Por G1

Em 2021, 20 milhões de pessoas passaram a viver em níveis extremos de insegurança alimentar, de acordo com um relatório da ONG Oxfam divulgado nesta quinta-feira (8).

Batizado de "O Vírus da Fome se Multiplica", o estudo estima que 155 milhões de pessoas em 55 países vivem em níveis extremos de insegurança alimentar.

"Até 11 pessoas poderão morrer de fome e desnutrição por minuto até o fim de 2021 no mundo - número maior do que a atual taxa de mortalidade da Covid-19, que é de sete por minuto - se nenhuma ação imediata for tomada para enfrentar as principais causas do problema: conflitos armados, Covid-19 e crise climática", destacou a Oxfam.

O levantamento também mostra que a fome se intensificou em países de renda média, como Brasil, Índia e África do Sul, que foram duramente afetados pela pandemia.

Com base nos dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN), a Oxfam diz que 20 milhões de brasileiros passam fome.

"A pandemia da Covid-19 escancarou as desigualdades brasileiras e trouxe essa emergência da fome a milhões de pessoas no país", diz Katia Maia, diretora executiva da Oxfam Brasil. "Vivemos uma situação catastrófica porque há uma negligência sem tamanho com a vida das brasileiras e brasileiros, que estão sem vacinas, sem ter o que comer, sem emprego e sem renda."

Fonte: G1

https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/07/08/20-milhoes-de-pessoas-passaram-a-viver-em-niveis-extremos-de-inseguranca-alimentar-neste-ano-diz-oxfam.ghtml