Por Naiara Bertão, Valor Investe — São Paulo

Um estudo feito pela Creditas @Work, plataforma digital de benefícios e soluções financeiras corporativas, mostra que as mães brasileiras se sentem exaustas e sobrecarregadas. Ao ouvir funcionários CLTs em todo o Brasil para entender a situação financeira dos trabalhadores após um ano de pandemia, a pesquisa mostra que as mulheres passaram a sentir o impacto da rotina intensa tanto no bolso quanto em sua saúde física e mental.

Dentre as mulheres entrevistadas com ao menos um filho, 52% afirmaram que estão trabalhando ainda mais do que o normal e 65% buscaram ajuda de algum profissional em saúde mental.

Os motivos para essa exaustão são notados, principalmente, devido à preocupação e o cuidado com a família, tendo como maior medo o contágio por covid (83%). A jornada dupla/tripla das mulheres que trabalham e precisam cuidar de seus filhos e da casa se tornou ainda mais intensa com o isolamento social, já que no novo cenário a divisão dos turnos (trabalho e casa) deixou de existir e tudo se misturou.

O segundo e o terceiro maiores motivos de apreensão se devem à incerteza econômica (74%) e aos problemas financeiros (72%). E isso porque alguns gastos aumentaram significativamente com o home office: conta de luz, água e gás (40%) mercado (40%) e delivery (38%) foram os que mais cresceram e esse aumento é ainda maior quando se tem filhos em casa, sendo 51%, 47% e 45% respectivamente.

Viviane Sales, vice-presidente da Creditas @Work entende que as empresas precisam começar a oferecer benefícios específicos em momentos difíceis, como o atual. "A importância dos profissionais de recursos humanos ficou mais evidente com a pandemia e as mudanças nos modelos de trabalho. O entendimento do bem-estar do funcionário é crítico para o sucesso da empresa e para a felicidade do colaborador. É sobretudo importante entender os diferentes perfis presentes na empresa e suas necessidades específicas. Hoje, os funcionários esperam que as empresas ajudem com benefícios que saiam do comum e que facilitem sua saúde financeira, física e mental", diz.

Fonte: VALOR INVESTE

https://valorinveste.globo.com/objetivo/empreenda-se/noticia/2021/09/22/maes-estao-exaustas-e-sao-as-que-mais-sofrem-impacto-psicologico-e-financeiro-na-pandemia.ghtml