Centrais sindicais mobilizam nova paralisação contra Reforma da Previdência

Uma nova greve geral promete parar Curitiba e demais cidades do Paraná na próxima terça-feira (05). O ato está sendo organizado pela Nova Central (NCST), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores e outras centrais sindicais em protesto contra a Reforma da Previdência, que deve ser votada pela Câmara dos Deputados já na próxima semana. A ideia é pressionar os parlamentares a votarem contra a proposta.

Em Curitiba, um ato está previsto para acontecer a partir das 10h na Praça 19 de Dezembro, no Centro da cidade. De acordo com a CUT, porém, ainda não foi definido se haverá uma passeata aos moldes do que foi feito na paralisação de 15 de março ou se os manifestantes vão permanecer no local.

Em termos de adesão, as centrais sindicais esperam uma participação maior do que aquela vista no último dia 7 de novembro, quando poucas categorias participaram dos protestos. Segundo a Central, como a votação da Reforma da Previdência voltou à pauta do Congresso, a expectativa é que os trabalhadores se envolvam no debate.

No entanto, até esta quarta-feira (29), apenas os professores estaduais (APP-Sindicato) e o Sindicato dos Professores do Ensino Superior da Rede Particular de Curitiba e Região Metropolitana (Sinpes) sinalizaram que vão participar da greve geral. De acordo com a APP-Sindicato, a categoria votou em assembleia pela participação, o que deve afetar as aulas nas escolas em todo o Paraná.

Outros setores, por outro lado, seguem ainda na indefinição. O sindicato dos servidores municipais (Sismuc) vota a questão na noite desta quarta-feira, enquanto professores da rede municipal de ensino (Sismmac) decidem se participam ou não dos protestos nesta quinta-feira (30). Já os motoristas e cobradores de Curitiba e Região Metropolitana vão se posicionar somente no início da semana que vem.

                  

Paralisações

Confira os trabalhadores que cruzarão os braços: