Problema já atingiu 49% das mulheres, ante 16% dos homens entrevistados por plataforma de negociação de dívidas

Por Isabel Filgueiras, Valor Investe — São Paulo

Pode chamar de "vitimismo" ou ainda "mimimi", mas o fato é que o mercado de trabalho é muito mais espinhoso com as mulheres, sobretudo com as que se tornam mães. Não se trata só da velha conhecida desigualdade salarial. Vai além. O problema começa antes mesmo de conseguir a vaga.

Segundo a pesquisa da plataforma de negociação de dívidas Acordo Certo, quase metade (49%) das mulheres relata que já teve dificuldade para conseguir um emprego por terem filhos.

Por outro lado, para os pais, a prole não parece um impeditivo de carreira. Apenas uma minoria sofre com isso. Ser pai só contou contra 16% dos homens na hora de buscar recolocação, segundo o estudo que ouviu 1.664 pessoas.

A coisa só piora (um pouco) para os homens quando o levantamento aponta que ter de levar às crianças ao trabalho é algo que 46% das mulheres já tiveram de passar ante 24% dos homens. E quando metade delas afirmam que já tiveram de faltar ao trabalho para ficar com os filhos e apenas 22% alegam o mesmo motivo para não comparecer ao serviço, só mostra que a situação crítica começa de casa e explica porque ela pode repercutir na carreira.

Cancelar compromissos por não ter com quem deixar os filhos é algo que já ocorreu com 62% delas e apenas 33% deles.

Não é difícil entender porque isso ocorre. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem hoje cerca de 11 milhões de mães que criam os filhos sozinhas, sem ajuda de companheiro.

É um movimento que está longe de acabar. Dados recentes dos cartórios de Registro Civil do Brasil, apontam mais de 100 mil crianças foram registradas somente com o nome da mãe de janeiro a julho de 2022. No total, 6,5% dos recém-nascidos não têm nome do pai na certidão, quando o percentual era de 6%, em 2021.

São as mulheres a maioria dos beneficiários de programas como o Auxílio Brasil, porque mais de 60% dos lares chefiados por elas estão abaixo da linha da pobreza.

VALOR INVESTE

https://valorinveste.globo.com/objetivo/empreenda-se/noticia/2022/09/01/em-pesquisa-49percent-das-mulheres-com-filhos-relatam-dificuldade-de-conseguir-emprego.ghtml