Levantamento do Dieese aponta que 93,5% das Campanhas de novembro tiveram reajustes iguais ou superiores à inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Os dados do Boletim do Dieese de “Olho nas Negociações” confirmam tendência de melhora nas negociações salariais.

Acima da inflação, 45,7% das negociações analisadas; resultados iguais ao INPC, 47,8%; abaixo da inflação 6,5% dos casos. A melhor marca dos últimos 15 meses.

Setores – Por setor econômico, valores iguais ou acima da inflação é de 73% no comércio, 70% na indústria e 50% nos serviços. Acima da inflação, a indústria lidera, com 31,5% de reajustes, ante 22,7% no comércio

Técnico do Sistema de Acompanhamento de Informações Sindicais do Dieese, Luís Ribeiro, analisa: “Dois fatores contribuem pra esse resultado: inflação em queda desde setembro; e tendência de negociações mais fortes no segundo semestre, que potencializam esse bom resultado”.

Organização – Quanto mais forte uma entidade sindical, maior o poder de negociação e condições para avanços. “Os resultados melhores vêm de categorias mais organizadas”, afirma o técnico.

Sindicatos fortes – Luís alerta que muitas vezes o próprio mercado de trabalho dificulta a organização de algumas categorias sem Sindicatos fortes. “Por isso, é importante a volta da política de valorização de salário mínimo, pois essas categorias são positivamente influenciadas”, comenta o técnico do Dieese.

Mais – Acesse o boletim nº 27 do Dieese “De Olho nas Negociações”.

Fonte: AGÊNCIA SINDICAL

https://agenciasindical.com.br/dieese-aponta-melhora-nas-negociacoes-salariais/