Por Alexandro Martello, G1 — Brasília


O nível de atividade da economia brasileira registrou queda em abril, o primeiro mês do segundo trimestre, segundo informações divulgadas pelo Banco Central nesta sexta-feira (14).

O chamado Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), considerado uma "prévia" do resultado do PIB, apresentou um recuo de 0,47% em abril, na comparação com março de 2019. O resultado foi calculado após ajuste sazonal (uma espécie de "compensação" para comparar períodos diferentes).

Na comparação com abril de 2018, foi registrada uma queda de 0,62% no indicador (sem ajuste sazonal, pois considera períodos iguais).

O Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.

O resultado aconteceu após o tombo de 0,2% no 1º trimestre, na comparação com o último trimestre do ano passado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a primeira queda do PIB trimestral desde o final de 2016. Dois trimestres seguidos de queda no PIB representam recessão técnica.

Os números do BC mostram que esse foi o quarto mês seguido de retração do nível de atividade. A última vez que o IBC-Br registrou aumento, contra o mês anterior, foi em dezembro do ano passado.

G1